Livro de medicina molecular

A medicina Molecular é um dos mais novos campos da ciência médica , que estuda a MOLÉCULA. O conhecimento dos mecanismos de controle da molécula  é a chave para o funcionamento normal do corpo humano. Todas as doenças são desencadeadas apartir de um erro na bioquímica celular. A formula básica para manter o equílibrio químico está na correção dos mecanismos que levam à assimilação correta das necessidades individuais de aminoácidos, minerais e vitaminas. Como mvários fatores , tanto internos como externos, interferem para alterar essa relação, é preciso que se conheça e se atue de forma adequada, pois é nesse ponto que deverá ocorrer a ação do médico. Para melhor entendimento ver figura na pg 14.

A  ferramenta  principal para se trabalhar nos mecanismos de correção dos erros moleculares é a BIOLOGIA MOLECULAR, onde se pode manipular genes e moléculas, corrigindo os defeitos do Ácido Desoxiribunuclêico (DNA), A PROTEÍNA VITAL. COM A EVOLUÇÃO DA BIOENGENHARIA MOLECULAR E DA BIOINFORMÁTICA, podemos fazer diagnósticos muito precoces  e mesmo antes de uma célula sofrer alterações, evitando as doenças. Também vem nos permitindo tratar doenças que antes não tinhamos domínio. Para entender essa evolução, é preciso ler desde Lois Pasteur (1850) que descobriu as bactérias  até Watson e Crick (1953) que descreveram a dupla élice hélice do DNA: Linus Pauling (1956), dois prêmios Nobel, que formulou a teoria dos RADICAIS LIVRES, e seguir até os ganhadores do prêmio Nobel de medicina em 2002, que descreveram os mecanismos genéticos da multiplicação celulara  e da apoptose ( morte celular progrmada), trabalhando com o verme  Caenorhabdits Elegants de apenas 1 mm. Além destes é preciso continuar estudando as novas descobertas que são relizadas a cada dia nesse campo. Nesse livro descreveremos, simplificadamente,  a mensagem genética, as infrmações contidas no genoma até aqui descritas, a anatomia do gene, a análise serial da expressão dos genes( microarrays), da nanotecnologia, da imunologia, de como se monta um trangênico,  dos anticopros monoclonais, dos marcadores tumorrais mucinosos e de suas aplicações e o uso de antioxidantes em câncer, coadjuvantes da quimioterapia.  José Valdaí de Souza